Um avião militar russo fez um voo de observação sobre instalações estratégicas de armazenamento de armas nucleares e químicas no sudoeste dos Estados Unidos, informou o portal The Drive citando o FlightRadar24, um aplicativo de monitoramento de tráfego aéreo em tempo real.
O voo do Tu-214ON, que passou pelo oeste do Texas, Novo México e Colorado, sobrevoou o Fort Bliss, o Campo de Teste de Mísseis de White Sands, o Pueblo Chemical Depot, a Base Aérea de Kirtland e os Laboratórios Nacionais de Los Alamos, lugar de nascimento do programa nuclear norte-americano.
Como parte do Tratado de Céus Abertos, os governos efetuam voos de observação planejados sobre instalações militares em países estrangeiros. Esta semana, um Tu-214ON da Força Aeroespacial da Rússia sobrevoa, pela primeira vez, o território dos EUA
O Tratado de Céus Abertos foi assinado em 1992 pelos países da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE). Conforme o tratado, os signatários podem realizar voos de reconhecimento sobre os territórios de outros países integrantes e recolher informações sobre as suas tropas.