Pompeo afirmou que os EUA estão juntos com o povo venezuelano na sua busca por "liberdade e democracia". De acordo com ele, Washington servirá como parceiro do Estado latino-americano "a cada passo do caminho".
"Minha mensagem ao povo venezuelano é clara: os Estados Unidos estão firmemente com você em sua busca por liberdade e democracia. Sua bravura e voz colocarão a Venezuela no caminho da liberdade e da prosperidade, e nos uniremos a vocês a cada passo do caminho", disse Pompeo em mensagem de vídeo divulgada pelo Twitter.
"A hora da transição é agora", acrescentou o secretário de Estado norte-americano.
Em 30 de abril, o líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente interino do país, lançou a chamada Operação Liberdade para derrubar Nicolás Maduro do poder. Em um vídeo publicado no Twitter, Guaidó apareceu ao lado de militares e do líder oposicionista Leopoldo López, que estava preso desde 2014 e foi libertado pelos rebeldes, na base aérea de La Carlota, em Caracas.
Maduro, por sua vez, afirmou que os principais comandantes militares mantiveram a lealdade ao seu governo e pediu a "máxima mobilização popular para assegurar a vitória da paz."