No entanto, fontes diplomáticas disseram à Sputnik que a suposta interferência eleitoral russa não estava na agenda durante a reunião entre Pompeo e Lavrov.
“Pompeo não discutiu a questão da 'interferência' da Rússia nas eleições americanas com Lavrov. O lado russo está surpreendido por tal declaração do secretário de Estado", disse a fonte. "Foi uma boa conversa. Cobrimos uma ampla gama de questões. Temos interesses que são definitivamente diferentes, [mas] há um desejo de tentar encontrar caminhos onde pudéssemos fazer progressos reais em lugares onde temos interesses sobrepostos e esperamos que possamos conseguir isso", comentou Pompeo a repórteres após reunião com Lavrov à margem do encontro no Conselho do Ártico.
A reunião de dois dias dos principais diplomatas de oito países-membros do Conselho do Ártico teve início nesta segunda-feira na cidade finlandesa de Rovaniemi, durante a qual os ministros devem coordenar suas ações para garantir o desenvolvimento sustentável da região.
O Conselho do Ártico é um fórum de cooperação intergovernamental, que reúne oito países do Ártico — Canadá, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega, Rússia, Suécia e Estados Unidos.