A Turquia começou os maiores exercícios miliares naval na história do país, Denizkurdu 2019 (Lobo do Mar), na segunda-feira (13). Os exercícios têm lugar nos três mares que banham o país, anunciou o Ministério da Defesa da Turquia.
"Os maiores exercícios navais, Denizkurdu 2019, que vão ter lugar desde 13 até 25 de maio no mar Negro, mar Egeu e mar Mediterrâneo, se destacarão pela participação de 131 navios, 57 aviões e 33 helicópteros. Desse evento vão participar 25.900 efetivos. O objetivo dos exercícios é melhorar a coordenação entre as unidades navais em circunstâncias extraordinárias", diz a nota do Ministério da Defesa.
Os maiores exercícios militares da Turquia começaram
Essa nota também menciona que a Marinha da Turquia vai efetuar exercícios estratégicos e operacionais que simulam situações críticas em tempo de guerra. Também estão previstas provas de sistemas antimísseis.
Os maiores exercícios militares da Turquia Lobo do Mar 2019 Eles decorrerão até 25 de maio no Mediterrâneo oriental, mar Egeu e mar Negro com 131 navios de guerra, 57 aviões e 33 helicópteros
Anteriormente a Turquia realizou exercícios nesses três mares em fevereiro. Naquela época, 130 navios estiveram envolvidos e esse treinamento se considera como o maior do país.
Os maiores exercícios militares da Turquia Lobo do Mar 2019 (Denizkurdu) começaram na segunda-feira
A Turquia moderniza e amplia constantemente sua Marinha. Planeja-se que até 2023 no país haverá 24 novos navios, incluindo quatro fragatas. Segundo o Stockholm International Peace Research Institute (SIPRI, na sigla em inglês), a Turquia teve um orçamento militar US$ 19 bilhões (R$ 71,3 bilhões) em 2018.