O analista Igor Korotchenko, editor-chefe da revista Natsionalnaya Oborona (Defesa Nacional), disse nesta terça-feira (14) que os aviões da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) podem estar transportando armas nucleares táticas americanas com o objetivo de travar uma guerra nuclear limitada na parte europeia da Rússia.
"O Ministério das Relações Exteriores apenas constata a situação atual, que, evidentemente, é preocupante. Gostaria de enfatizar que os aeródromos militares capazes de receber a aviação tática da OTAN, incluindo aqueles com ogivas nucleares, foram preparados e reconstruídos no território dos países bálticos – Lituânia, Letônia e Estônia, bem como da Polônia", ressaltou.
Para Korotchenko, o Pentágono permite que uma guerra nuclear limitada na parte europeia da Rússia utilizando armas nucleares tácticas seja realizada.
Previamente, o diretor do Departamento de Não Proliferação e Controle de Armas do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Vladimir Ermakov, informou que a implantação de armas nucleares dos EUA na Europa é uma preparação para seu uso com a permissão dos próprios Estados não nucleares.
Países como Rússia, China, Irã e Coreia do Norte são considerados ameaças potenciais pela doutrina nuclear dos EUA adotada pelo governo do presidente Donald Trump, que prevê o desenvolvimento e a instalação de cargas nucleares de baixa potência.