EUA se preparam para usar armas nucleares na Europa, adverte chancelaria russa

Instalando armas nucleares na Europa, os EUA estão se preparando para usá-las, disse o diretor do Departamento de Não Proliferação e Controle de Armas do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Vladimir Ermakov.
Sputnik

"Infelizmente alguns países dependentes de Washington fingem que não se passa nada ou simplesmente até receiam pensar sobre a situação provocadora de no século XXI estar se preparando o uso de armas nucleares no território da Europa com o envolvimento de países não nucleares", explicou Ermakov.

O diplomata criticou também os países europeus por permitirem que Washington os exponha ao perigo.

Que futuro espera armas nucleares nos EUA? Cientista político revela 2 possíveis cenários

Na semana passada, na sede da ONU em Nova York, foi concluída a reunião de duas semanas do comitê preparatório para a conferência de 2020 sobre a revisão do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares.

Segundo Ermakov, durante o encontro, a delegação russa se orientou “em primeiro lugar pelos objetivos de manter e garantir o funcionamento sustentável do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares e ter uma abordagem equilibrada em relação a três dos seus componentes-chave: não proliferação nuclear, desarmamento nuclear e uso pacífico da energia nuclear”.

Anteriormente, o Pentágono informou que os EUA precisam de armas nucleares de baixa potência para conter a Rússia.
A doutrina nuclear dos EUA adotada pelo governo do presidente Donald Trump considera a Rússia, a China, o Irã e a Coreia do Norte como ameaças potenciais, prevendo o desenvolvimento e a instalação de cargas nucleares de baixa potência.

Comentar