Notícias do Brasil

Mais um presidente do Inep é demitido pelo governo Bolsonaro

O presidente do órgão responsável pelo Enem estava no cargo há menos de um mês.
Sputnik

Elmer Vicenzi, que ocupava a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi demitido nesta quarta-feira. Segundo a imprensa, sua exoneração ainda deverá ser publicada no Diário Oficial. 

Greve da educação: desgaste do governo e união de diferentes grupos políticos
O Inep é o órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, segundo a imprensa, Vicenzi defendia mais transparência nos dados do instituto, entrando em conflito com alguns altos funcionários do Ministério da Educação (MEC). Sua demissão foi classificada pelo jornal Estado se S. Paulo como "primeira baixa" na pasta durante a gestão de Abraham Weintraub, que está sofrendo pressões em função dos recentes cortes na Educação. 

Vicenzi é delegado da Polícia Federal e está há menos de um mês na autarquia. Ele assumiu o posto em 29 de abril para substituir o ex-presidente, Marcus Vinicius Rodrigues, que por sua vez foi demitido pelo ex-ministro da Educação Ricardo Vélez Rodríguez. Rodrigues pretendia acabar com a avaliação de alfabetização.

Durante sua gestão, Vicenzi retomou a avaliação da alfabetização no 2º ano do ensino fundamental. Os motivos de sua demissão ainda não foram divulgados.

Comentar