Maduro: negociações com oposição na Noruega começam com 'pé direito'

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou nesta sexta-feira o início do processo de diálogo com a oposição na Noruega e assegurou que sua delegação trouxe "boas notícias".
Sputnik

"A nossa delegação regressa da Noruega com boas notícias, as negociações foram iniciadas com pé direito para avançar na direcção dos acordos de paz, acordo de harmonia, e eu peço o apoio de todo o povo da Venezuela para avançar no caminho do paz", disse Maduro durante uma marcha militar no estado de Aragua.

Diretor grego sobre visita à Venezuela: 'não senti um risco maior do que no Rio de Janeiro'
O presidente explicou que a comissão do governo é composta pelo vice-presidente setorial de Comunicação, Cultura e Turismo, Jorge Rodríguez, e pelo governador do estado de Miranda, Héctor Rodríguez, que desembarcou nesta sexta-feira em Caracas, vindo de Oslo.

O chefe de Estado disse que o objetivo desta reunião é estabelecer um diálogo e uma "agenda de paz" que levem o país a um acordo.

"Hoje eu digo sim ao diálogo, sim à paz, sim ao acordo, sim à harmonia, compreensão. Que o ódio da oligarquia cesse, e que o ódio da minoria cesse", acrescentou.

Da mesma forma, ele agradeceu à chancelaria norueguesa por promover essas reuniões.

"Quero agradecer ao governo da Noruega, seu chanceler (Ine Marie Eriksen Soreide), que recebeu nossa delegação e que estão apoiando este esforço de paz. Acredito no diálogo e acredito na paz", reiterou o chefe de Estado.

Esse processo de reaproximação com a oposição é a quarta tentativa do presidente Nicolás Maduro desde que ele assumiu o cargo em 2013. As tentativas anteriores não surtiram efeito.

No entanto, este é o primeiro sinal de diálogo com os representantes da oposição desde janeiro, quando Maduro assumiu seu segundo mandato.

Comentar