Cogumelos mais antigos foram encontrados no Canadá, dizem cientistas (FOTO)

Os mais antigos cogumelos da Terra, com cerca de um bilhão de anos, foram encontrados na zona ártica do Canada, informa um relatório publicado em revista cientifica.
Sputnik

Os fósseis dos cogumelos foram achados nos sedimentos de xisto na formação Grassy Bay, que se localiza na parte ártica do Canadá, revela a revista Nature.

O grupo de pesquisadores da Universidade de Liège, da Universidade Laurentian, do Instituto de Física da Terra em Paris e do Serviço Geológico do Canadá encontrou os fósseis dos cogumelos, que na sequência foram denominados Ourasphaira giraldae.

Os cientistas recorreram à análise morfológica, ultraestrutural e espectral e determinaram que os fósseis multicelulares orgânicos são parentes dos cogumelos.

A presença da quitina prova que os fósseis estão ligados com cogumelos. Alguns micro e macroorganismos multicelulares são semelhantes aos exemplares descobertos. Contudo, a sua morfologia, presença de quitina, assim como ausência da celulose e outros traços distintivos apontam para sua pertença aos cogumelos.

Fósseis de cogumelos primitivos do Proterozoico na parte ártica do Canadá. Microfósseis multicelulares de revestimento orgânico preservados em xisto na formação Grassy Bay (parte ártica do Canadá), que têm idade de 890-1.010 milhões de anos, têm afinidade aos fungos.

​Os outros organismos que produzem quitina, artrópodes, cilióforos, etc, não têm morfologia semelhante com aos organismos encontrados.

Estima-se que a idade dos fósseis seja de 890-1.010 milhões de anos, o que é mais de meio bilhão de anos mais que a idade dos últimos fósseis de cogumelos encontrados.

Anteriormente, os cogumelos o mais antigos eram considerados os fósseis do Cherte de Rhynie, na Escócia, que têm a idade de 410 milhões de anos.

Comentar