EUA incluem Venezuela na lista de países que geram receios para segurança nacional

Um novo documento publicado no jornal oficial do Governo dos EUA (Registro Federal) diz que Washington adicionou Caracas à lista de países que representam preocupações de segurança nacional para as suas exportações devido à presença de militares estrangeiros no país latino-americano.
Sputnik

"Nesta regra final, o Escritório de Indústria e Segurança (BIS) altera os Regulamentos da Administração de Exportações (EAR) para retirar a Venezuela do Grupo B, que concede tratamento favorável a certas exportações de produtos controlados pela Segurança Nacional, e transfere a Venezuela para o Grupo D:1, que agrupa países que geram preocupações para a segurança nacional", cita o relatório divulgado em 22 de maio.

O texto explica que o motivo da mudança de grupo se deve à "introdução de pessoal e equipamentos militares estrangeiros na Venezuela".

"As mudanças nesta regra final também harmonizam melhor as designações de Grupos de Países quanto à Venezuela com outras disposições da EAR relacionadas à segurança nacional que já se aplicam à Venezuela", acrescenta a declaração.

Bolton: única solução para Venezuela é saída de Maduro
O documento também especifica que Washington acrescentou Caracas à lista de países que geram preocupações quanto a “armas nucleares, químicas, biológicas e tecnologia de mísseis".

Em meio à atual tensão política no governo bolivariano, a Venezuela acusa os EUA de estimularem e apoiarem as tentativas de golpe de Estado, que vêm aumentando desde janeiro, principalmente após à autoproclamação a presidente interino do líder da oposição Juan Guaidó, que ganhou suporte de mais de 50 países.

Comentar