Usando levedura que permaneceu debaixo da terra por 5.000 mil anos, uma equipe de biólogos israelenses, trabalhando junto com arqueólogos e fabricantes de cerveja, conseguiu produzir a bebida que o gigante Golias teria tomado depois de enfrentar o pastor David, informa o The Times of Israel.
Em um experimento único, os cientistas escolheram seis estirpes específicas de levedura, a partir de 21 fragmentos de recipientes de vinho ou cerveja provenientes de vários sítios arqueológicos da Terra Santa, incluindo Tel Safi [acredita-se que no lugar desta povoação antigamente se localizava a cidade bíblica de Gate], en-Besor, no deserto de Neguev, e também achados antigos em Tel Aviv que remontam há mais de 3.100 anos a.C.
As amostras de leveduras viáveis isoladas foram então revitalizadas e utilizadas para o fabrico de "cervejas antigas", que apresentavam uma variedade de aromas diferentes, uma vez que diferentes leveduras emitem diferentes gases durante a fermentação e possuem sabores diferentes, conforme a sua estrutura genética e fonte origem.
"Estamos a falar de um verdadeiro avanço. É a primeira vez que conseguimos produzir uma bebida alcoólica antiga a partir de leveduras antigas. Em outras palavras, produzimos a bebida a partir das substâncias originais com as quais o álcool tinha sido produzido. Isso é algo que nunca havia sido feito antes", revelou o arqueólogo Yitzhak Paz, da Autoridade de Antiguidades de Israel, em um comunicado de imprensa.