EUA acreditam que Rússia tem 'secretamente' desenvolvido seu potencial nuclear

Os Estados Unidos acreditam que a Rússia pode estar conduzindo testes nucleares de baixo nível em violação da moratória da ONU, disse o chefe da Agência de Inteligência da Defesa dos EUA nesta quarta-feira.
Sputnik

"Os EUA acreditam que a Rússia possivelmente não está respeitando a moratória de testes nucleares… A nossa compreensão do desenvolvimento das armas atômicas nós dá razões para acreditar que as atividades de testes da Rússia ajudaram a desenvolver o seu potencial nuclear", afirmou o tenente-general Robert P. Ashley durante um fórum sobre controle de armamentos realizado no Hudson Institute, em Washington.

OTAN adotará nova estratégia militar por conta da 'ameaça nuclear' russa
Negociado na década de 1990, o Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBT) conta com amplo apoio global, mas deve ser ratificado por mais oito Estados de tecnologia nuclear — entre eles Israel, Irã, Egito e Estados Unidos — para entrar em vigor.

A Rússia ratificou o tratado em 2000.

No início deste ano, a CNN informou que o presidente dos EUA, Donald Trump, estava preparando um grande acordo nuclear com a Rússia e a China.

Trump anunciou, em fevereiro, que os EUA se retirariam unilateralmente do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF). Washington justificou a decisão ao alegar que o novo míssil de cruzeiro 9M729 da Rússia supostamente viola o acordo.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, declarou recentemente que o colapso do Tratado INF lança uma sombra sobre a extensão do Tratado de Redução de Armas Estratégicas (New Start).

Comentar