"Os EUA acreditam que a Rússia possivelmente não está respeitando a moratória de testes nucleares… A nossa compreensão do desenvolvimento das armas atômicas nós dá razões para acreditar que as atividades de testes da Rússia ajudaram a desenvolver o seu potencial nuclear", afirmou o tenente-general Robert P. Ashley durante um fórum sobre controle de armamentos realizado no Hudson Institute, em Washington.
A Rússia ratificou o tratado em 2000.
No início deste ano, a CNN informou que o presidente dos EUA, Donald Trump, estava preparando um grande acordo nuclear com a Rússia e a China.
Trump anunciou, em fevereiro, que os EUA se retirariam unilateralmente do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF). Washington justificou a decisão ao alegar que o novo míssil de cruzeiro 9M729 da Rússia supostamente viola o acordo.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, declarou recentemente que o colapso do Tratado INF lança uma sombra sobre a extensão do Tratado de Redução de Armas Estratégicas (New Start).