Relatos: Pentágono proibirá cooperação com Rússia nos lançamentos espaciais

O Pentágono incluiu a Rússia na lista dos países com quem os EUA não devem cooperar na área dos lançamentos espaciais, segundo um documento citado pela mídia russa.
Sputnik

"O Departamento de Defesa adotou finalmente, sem alteração, uma regra provisória que altera o Suplemento do Regulamento de Aquisições Federais do Departamento de Defesa (DFARS) para implementar seções da Lei de Autorização de Defesa Nacional para os anos fiscais de 2017 e 2018", lê-se no documento.

"Uma seção impõe proibições adicionais em relação à aquisição de certos serviços comerciais estrangeiros via satélite, tais como risco de segurança cibernética e fontes de satélites e veículos de lançamento usados para fornecer serviços comerciais estrangeiros via satélite e expande a definição de 'país estrangeiro incluído na lista' à Rússia".

Roscosmos: cosmonauta russo pousará na Lua em 2030

Espera-se que a decisão entre em vigor em 31 de dezembro de 2022. Os outros países que já fazem parte dessa lista são a China, Coreia do Norte, Irã, Sudão e Síria.

Apesar da crise nas relações bilaterais nos últimos anos em meio às divergências sobre uma série de questões internacionais, incluindo a situação na Síria e o conflito na Ucrânia, o espaço sempre foi uma área de cooperação mutualmente vantajosa entre os dois países.

Em novembro passado, o diretor da Administração Nacional de Aeronáutica e do Espaço (NASA), Jim Bridenstine, declarou que a relação entre a Rússia e os Estados Unidos na arena espacial permanece tão forte como nunca, apesar das disputas ocasionais.

Comentar