Junho de Júpiter: gigante gasoso e suas 4 maiores luas serão visíveis da Terra

Nos próximos dias, será possível observar Júpiter praticamente a olho nu, bem como os quatros principais satélites naturais do maior planeta do nosso Sistema Solar com a ajuda de instrumentos simples.
Sputnik

Segundo a NASA, o dia 10 de junho será o melhor momento para observar o gigante gasoso, pois é quando ele estará em oposição ao Sol, ou seja, quando a Terra se alinhar entre Júpiter e a estrela.

Desta forma, Júpiter ficará visível durante toda a noite. Além disso, estará localizado no ponto da sua órbita mais próximo do nosso planeta.

Grande Mancha Vermelha de Júpiter corre risco de desaparecer, segundo astrônomos
Para quem não puder apreciar esse fenômeno astronômico no dia 10, terá outras chances: o planeta distante poderá ser observado em detalhe durante todo o mês, diz a agência espacial.

"Vai parecer fantástico através de binóculos ou de um pequeno telescópio, o que nos permitirá observar as quatro maiores luas e talvez até localizar as nuvens que rodeiam o planeta", diz a NASA.

Na data especificada, Júpiter aparecerá na parte oriental do céu e se moverá para ocidente, de acordo com o canal Eventos Astronômicos do Youtube.

​O que há para junho ? Júpiter estará visível a noite toda, enquanto Mercúrio e Marte decidem se aproximar, e a Lua revela a sua órbita inclinada

O melhor momento para observá-lo será quando o planeta estiver localizado ao sul da constelação de Ophiuchus.

Comentar