Putin: confiança no dólar está diminuindo no mundo

Presidente da Rússia Vladimir Putin afirmou hoje (7), durante o seu discurso no Fórum Econômico que está decorrendo em São Petersburgo, que o papel do dólar como a moeda de reserva global requer uma redefinição.
Sputnik

Putin afirmou que é preciso redefinir a função da moeda norte-americana, que se transformou em uma ferramenta de pressão contra o resto do mundo, e que a confiança no dólar está diminuindo.

"[..] É óbvio que estas mudanças profundas exigem a adaptação das instituições financeiras mundiais e uma redefinição da função do dólar, que depois de se ter tornado a moeda de reserva mundial se transformou nos dias de hoje em uma ferramenta de pressão por parte do país emitente contra o resto do mundo", destacou o presidente da Rússia.

Putin diz que conversas com Trump 'inspiram otimismo' sobre segurança global
O presidente acrescentou que isso é um erro das autoridades financeiras dos centros políticos dos EUA.

"A propósito, do meu ponto de vista, o grande erro, não só das autoridades financeiras americanas como também dos centros políticos, é que eles próprios comprometem suas vantagens obtidas nos tempos da criação desse sistema de Bretton Woods – a confiança no dólar está simplesmente caindo", concluiu ele enquanto discursava no SPIEF.

O Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF) é um espaço para comunicação entre empresários e para discussão das principais questões econômicas. Este Fórum é realizado anualmente desde 1997. Este ano o evento se realiza entre 6 e 8 de junho.

Comentar