Sistemas de defesa antiaérea dos EUA são incapazes de atender às demandas da Turquia, diz general

Os sistemas de defesa antiaérea norte-americanos Patriot não conseguem satisfazer as necessidades da Turquia, revela general turco.
Sputnik

O tenente-general aposentado Erdogan Karakus, ex-comandante de base aérea, ex-chefe da agência de aviação nacional e atual presidente da União dos Oficiais Aposentados, fez comentários em entrevista à Sputnik Turquia quanto à situação em torno do fornecimento dos S-400 da Rússia.

Quais as chances de Turquia rejeitar compra dos S-400 por pressão dos EUA?
Ele destacou que os Estados Unidos recorreram a todos os meios para obrigar a Turquia a cancelar a compra dos S-400, entre os quais a recusa de fornecer os F-35.

"A Turquia não considera que a proposta dos EUA de fornecimento de sistemas Patriot seja suficiente para atender às demandas na esfera de defesa. Esses fornecimentos não conseguem cumprir as exigências da Turquia em relação à defesa antiaérea. Por isso, Ancara insiste na obtenção dos S-400", disse ele.

De acordo com Erdogan Karakus, a Turquia percebe que a transferência de tecnologias seria impossível em caso de fornecimento de sistemas Patriot, por isso nós escolhemos os S-400.

EUA podem sancionar Índia por compra de S-400 como 'exemplo' para Turquia, diz analista
"Quando propusemos aos EUA que fornecessem os sistemas com a condição de uma série de componentes serem produzidos na Turquia, Washington recusou. Por isso, nós decidimos adquirir os S-400", revela o general.

Anteriormente, a Turquia planejava comprar sistemas de defesa antiaérea na China, mas os Estados Unidos intervieram nesse processo, resultando isso no cancelamento do acordo, recordou ele.

"Agora os EUA tentam nos impedir, usando todos os meios, de receber os S-400. Essa situação demostra mais uma vez a necessidade de reforçar a cooperação nessa esfera entre a Turquia e a Rússia", concluiu Erdogan Karakus.

Comentar