Secretário de Defesa dos EUA não descarta nova base militar na Polônia

O secretário interino de Defesa dos Estados Unidos, Patrick Shanahan, indicou nesta terça-feira que o Pentágono não descarta estabelecer uma base militar permanente na Polônia, batizada em homenagem ao presidente Donald Trump.
Sputnik

Quando perguntado se haveria um "Fort Trump" na Polônia, Shanahan disse aos repórteres: "Bem, essa é uma ótima pergunta. Por que não deixamos o presidente Trump fazer qualquer anúncio desse tipo?"

Shanahan disse que o Pentágono está empenhado em continuar a construção da base de defesa de mísseis e espera concluí-la de acordo com o cronograma estabelecido na Revisão de Defesa contra Mísseis.

"A construção continua. Houve alguns atrasos, (...) mas temos um plano de recuperação em andamento e a Agência de Defesa contra Mísseis está supervisionando isso", acrescentou Shanahan.

Um alto funcionário da administração dos EUA disse a repórteres na terça-feira que Trump e o presidente polonês Andrzej Duda farão um anúncio significativo na quarta-feira sobre o reforço da postura de dissuasão na Europa.

O Financial Times informou no início de junho que os Estados Unidos e a Polônia estão perto de fechar um acordo para aumentar o número de tropas americanas estacionadas no país da Europa Oriental. No ano passado, Trump disse que os Estados Unidos estavam considerando estabelecer uma base militar permanente na Polônia.

O presidente polonês estará em Washington nesta quarta-feira para discutir uma série de interesses bilaterais, incluindo segurança, comércio, energia e aprofundamento da parceria de segurança.

Comentar