Notícias do Brasil

Estatais russas de petróleo e gás estão de olho no Brasil, diz presidente de Câmara de Comércio

O Congresso Mundial de Câmaras de Comércio, sediado no Rio de Janeiro, recebeu representantes comerciais de países como Rússia e China. A Sputnik Brasil esteve no evento e conversou com o presidente da Câmara de Comércio e Turismo Brasil-Rússia.
Sputnik

Gilberto Ramos, presidente da organização, informou em entrevista à Sputnik Brasil que o grupo assinou um acordo de cooperação com a Câmara de Comércio e Indústria de Moscou. Ele explicou que o acordo abrange áreas como inovação, infraestrutura e pesquisa.

"Nosso acordo tem em vista também fomentar as relações comerciais, industriais, de investimento e culturais", afirma. O representante também destacou que dentre as câmaras de comércio bilaterais presentes no evento, a Câmara Brasil-Rússia é a única presente no Fórum Mundial de Comércio.

Câmara de Comércio da Rússia espera 'boa química' entre Bolsonaro e Putin (VÍDEO)
Entre as empresas russas com interesse de atuar no Brasil, Ramos citou algumas do setor de Petróleo e Gás, como Rosneft, Gazprom,a Acron e Novatec.

Segundo o presidente da organização comercial russo-brasileira, a relação promovida pelo grupo entre os países vai para além de partidos e governos.

"A nossa função não tem nenhuma orientação político-partidária, naturalmente, eu como presidente da Câmara, desde sempre, vejo ambos os países como parceiros, não apenas mercados", afirmou.

Secretário especial de Comércio Exterior: 'Nunca estivemos tão perto' do acordo Mercosul-UE (VÍDEO)
Ramos explica também que entende a parceria promovida como vantajosa mutuamente.

"A gente visualiza uma relação muito mais estratégica, relação de investimentos, trazer algumas tecnologias que o Brasil não tem", complementou, apontando que há também tecnologias brasileiras em utilização na Rússia.

O Congresso Mundial de Câmaras de Comércio teve início na quarta-feira (12) e continua até a sexta-feira (14).

 

Comentar