Trump não pode usar incidente no golfo de Omã para guerra com o Irã, afirma democrata

Candidato presidencial democrata em 2020, o senador Bernie Sanders afirmou em um comunicado que o presidente Donald Trump evita usar incidentes recentes no golfo de Omã como desculpa para ir à guerra com o Irã.
Sputnik

No começo do dia, Trump disse à Fox News que os recentes ataques a petroleiros no golfo de Omã tinham todas as digitais do Irã. Teerã rejeitou categoricamente as alegações dos EUA e sugeriu que Washington e seus aliados tenham conduzido uma operação falsa.

Temendo guerra entre EUA e Irã, Partido Comunista grego pede que governo feche bases americanas

"Este incidente não deve ser usado como pretexto para uma guerra com o Irã, uma guerra que seria um desastre absoluto para os Estados Unidos, o Irã, a região e o mundo", declarou Sanders nesta sexta-feira.

"Eu também lembraria o presidente Trump que não há autorização do Congresso para uma guerra com o Irã. Um ataque unilateral dos EUA ao Irã seria ilegal e inconstitucional", acrescentou.

Sanders também disse que os ataques contra navios-tanque no golfo de Omã são inaceitáveis e devem ser totalmente investigados. A hora é agora, acrescentou, para unir os países para forjar uma solução diplomática para as crescentes tensões na região.

Comentar