Mariusz Blaszczak, ministro da Defesa polonês, afirmou em entrevista à Rádio Polonesa que tropas norte-americanas vão ser instaladas em seis pontos, principalmente, na fronteira oriental do país.
"No âmbito do tratado, nós chegamos ao acordo de haver seis pontos na Polônia para localizações de posicionamento de unidades", afirmou o ministro polonês, adicionando que "no acordo está registrado que a localização vai ser decidida pela concordância de ambas as partes".
Vale destacar que anteriormente foi noticiado um acordo entre EUA e Polônia de posicionamento em território polonês de esquadrões de drones norte-americanos de reconhecimento MQ-9, estando os Estados Unidos dispostos a reforçar a quantidade de soldados em mais 1.000 efetivos para incrementar os 4.500 soldados já presentes.
Por sua vez, a Polônia se mostrou disposta a fornecer infraestrutura necessária para acomodar os militares americanos bem como material bélico e a construir um aeródromo para o deslocamento de forças para participação de "exercícios ou para imprevistos".
Atualmente, em território polonês estão posicionados cerca de 4.500 militares norte-americanos, que fazem parte de brigada blindada e batalhão multifuncional.