A Polônia tem como objetivo acelerar o processo de entrega dos caças de quinta geração F-35 fabricados nos Estados Unidos, anunciou o ministro da Defesa do país, Mariusz Blaszczak, em entrevista à Polskie Radio.
"Eu mantive conversações prévias sobre o assunto com o meu colega, secretário de Defesa dos EUA Patrick Shanahan e com o fabricante, ou seja, com a Lockheed Martin", disse Blaszczak.
Ele precisou que os caças vão ser adquiridos em conformidade com o acordo com o governo estadunidense, "ou seja, inicialmente será determinado o preço máximo, depois nós começaremos as negociações".
Em março, o ministro da Defesa polonês assinou o plano de modernização técnica das Forças Armadas do país até 2026. No âmbito desse programa, a Polônia planeja comprar 32 caças multifuncionais F-35 até 2026, que deverão substituir os aviões soviéticos Su-22 e MiG-29.
Ultimamente, os caças F-35 têm enfrentado uma série de acidentes, por exemplo, há pouco tempo o piloto de um desses aviões de guerra dos EUA foi forçado a interromper a decolagem devido à colisão com um pássaro. Também no ano corrente, um F-35 do Japão caiu 135 quilômetros a leste da cidade de Misawa durante um treinamento.