De acordo com o portal militar Defence News, atualmente a Comissão dos Serviços Militares do Senado, a Administração Marítima dos EUA (MARAD, na sigla em inglês) e outras entidades estão identificando os locais potenciais para projetar um novo porto estratégico no Ártico no âmbito da dissuasão da presença russa na região.
O Ato de Autorização de Defesa Nacional 2020, que saiu da Comissão dos Serviços Militares do Senado, encarrega o secretário da Defesa para, junto com o chefe do Estado-Maior Conjunto, o Corpo de Engenheiros do Exército, a Guarda Costeira e a Administração Marítima dos Estados Unidos, de apresentar ao Congresso um relatório que avalie os lugares potenciais para o porto.
O secretário da Defesa deve designar um ou mais pontos como "Portos Estratégicos do Ártico do Departamento de Defesa" no prazo de 90 dias.
Espera-se que o Senado vote o ato na próxima semana.
O porto norte-americano no Ártico serviria para conter a recente atividade da Rússia na região, incluindo a construção da base militar Trevo do Norte que contém mísseis, radares e pessoal militar.