Documentos ultrassecretos de laboratório militar são achados em lixeira de Londres

Documentos ultrassecretos do laboratório Porton Down, que realiza pesquisa de armas químicas, foram encontrados em uma lata de lixo em um estacionamento no norte de Londres, informa tabloide britânico Daily Star.
Sputnik

Segundo mídia, o Ministério da Defesa do Reino Unido deu início a uma investigação ao serem encontradas em uma lixeira milhares de páginas contendo informações pessoais, dados sobre equipamentos de segurança, detalhes da patrulha da polícia pelo perímetro do laboratório e senha de acesso aos computadores do laboratório.

"Podemos confirmar que foi iniciada uma investigação", cita um porta-voz do Ministério da Defesa britânico. De acordo com o Daily Star, um especialista em inteligência chamou os documentos de "sonho de terrorista".

Também é relatado que os documentos encontrados se referem a diferentes períodos – do início da década de 1980 ao final de 2017.

História da criação

Porton Down foi aberto em 1916 como Laboratório de Ciência e Tecnologia de Defesa, para testar armas químicas durante a Primeira Guerra Mundial em 1915. A missão do laboratório era conduzir pesquisa e desenvolvimento de agentes nervosos utilizados pelas Forças Armadas britânicas.

Porton Down é conhecido há mais de 100 anos como uma das instalações de pesquisa militar mais secretas e controversas do Reino Unido.

Comentar