Washington planeja anunciar sanções contra Turquia

Anteriormente, os EUA ameaçaram excluir a Turquia de seu programa de desenvolvimento de caças F-35, após decisão de Ancara de comprar os sistemas de mísseis S-400 da Rússia.
Sputnik

Washington está planejando anunciar sanções contra a Turquia em retaliação à entrega de sistemas de mísseis russos S-400 no final da próxima semana, informou Bloomberg citando fontes no governo norte-americano.

A equipe do presidente dos EUA, Donald Trump, já decidiu aplicar um pacote de sanções contra a Turquia, disse uma fonte à agência.

No início da semana, a liderança dos comitês de Serviços Armados e Relações Exteriores do Senado dos EUA disse em um comunicado de imprensa conjunto que Trump deveria impor sanções à Turquia depois que o país da OTAN recebesse o primeiro lote do sistema russo de defesa antimísseis S-400.

Na sexta-feira, o Ministério da Defesa turco disse que a primeira entrega do sistema de mísseis de defesa aérea S-400 pousou em Ancara.

Moscou e Ancara assinaram um contrato de empréstimo para a entrega dos sistemas S-400 em dezembro de 2017. Os EUA e a OTAN criticaram fortemente a cooperação da Turquia com a Rússia, alegando que o sistema S-400 era incompatível com os sistemas de defesa aérea da OTAN. A Turquia, que é um Estado membro da OTAN, afirmou repetidamente que o sistema não representa qualquer ameaça para a aliança.

Comentar