Su-35 poderia assegurar supremacia aérea: especialista compara avião russo e F-35 dos EUA

Em vez das aeronaves norte-americanas F-35, a Rússia está disposta a fornecer à Turquia seus caças polivalentes Su-35, informou em comunicação oficial o diretor executivo da corporação estatal russa Rostec, Sergei Chemezov.
Sputnik

Rússia está pronta para fornecer caças polivalentes Su-35 à Turquia se Ancara expressar essa vontade, disse o diretor executivo aos jornalistas.

"Se os nossos colegas turcos expressarem esse desejo, nós estamos prontos a estudar o fornecimento de Su-35", disse Chemezov.

Nesta semana o presidente norte-americano, Donald Trump, declarou durante uma reunião que a Turquia não irá receber os caças F-35 depois de adquirir os sistemas de defesa antiaérea russos S-400.

O diretor-geral da empresa Aliança de Tecnologias de Aviação Avintel, Victor Pryadka, em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik fez a comparação entre os dois aviões.

"O Su-35 é uma das últimas modificações do famoso caça Su-27. O Su-35 combina em si toda a experiência que foi acumulada na fabricação deste tipo de aviões. Se o compararmos com o F-35, apesar de o Su-35 ter sido fabricado sem uso de tecnologias 'furtivas', em um combate manobrável, ele [Su-35] provavelmente conseguiria combater ativamente contra dois, três ou talvez mesmo contra cinco caças F-35’’, disse Victor Pryadka.

O aspecto caraterístico do caça Su-35 é sua capacidade de executar diferentes tipos de tarefas.

"Ele pode atuar como avião capaz de assegurar a supremacia aérea, ou também ser utilizado como bombardeiro ou avião de ataque ao solo. Nos próximos 10-15 anos, ou talvez mesmo durante 20 anos, ele será capaz de executar com êxito todas as tarefas que correspondem à doutrina militar da Turquia", disse Pryadka.

Na sexta-feira (12), o Ministério da Defesa da Turquia informou que o avião com a primeira entrega dos sistemas de defesa antiaérea S-400 aterrissou na base aérea turca de Murted.

Comentar