Oposição venezuelana aprova retorno ao tratado que permite pedir ajuda militar externa

O Parlamento venezuelano controlado pela oposição aprovou na terça-feira (23) a adesão do país ao Tratado Interamericano de Assistência Recíproca, o que lhe permitirá pedir ajuda militar externa.
Sputnik

A lei de adesão ao tratado de 1947 (do qual a Venezuela já tinha feito parte) foi aprovada em segunda leitura em uma sessão ao ar livre em Caracas. O vídeo da aprovação foi compartilhado pela Assembleia Nacional.

VÍDEO: Assembleia aprova em segunda leitura a Lei de Reincorporação ao Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR) depois de uma moção de urgência solicitada pelo Presidente

A Venezuela e mais três países da América Latina haviam saído do tratado nos anos da Guerra Fria, mais de uma década atrás.

A sessão se realizou seis meses depois de o líder da Assembleia Nacional, Juan Guiado, ter se declarado presidente interino da Venezuela e logo sido apoiado pelos EUA e os seus aliados.

A Rússia, a China, a Turquia e outros poderes continuam apoiar o presidente Nicolas Maduro, que acusou Guiadó por ser uma marioneta dos EUA e estar empenhado em deixar entrar as tropas dos EUA no país.

Comentar