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Fim do impasse: 2º navio iraniano deixa o Brasil levando carga milionária

Neste domingo (28), o navio MV Bavant deixou o Porto de Paranaguá-PR em direção ao porto de Bandar Imam Khomeini, no Irã.
Sputnik

O navio estava há cerca de 50 dias parado no porto brasileiro após imbróglio envolvendo o abastecimento da embarcação. Além do Bavant, também estava parado no Brasil o MV Termeh, que voltou ao Irã no sábado (27).

O impasse em relação às embarcações se deu pois a Petrobrás se recusou a bastecê-los. A petrolífera brasileira argumentou que temia represálias do governo dos Estados Unidos, uma vez que o Irã está sob uma série de sanções econômicas de Washington.

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, chegou a comentar o assunto afirmando que estaria alinhado ao presidente dos EUA, Donald Trump.

Diante do imbróglio, o Irã chegou a ameaçar o Brasil com um boicote no comércio bilateral. A Sputnik Brasil mostrou que o superávit comercial do Brasil com o país islâmico é o 4º maior da balança comercial neste ano.

A questão foi para a Justiça enquanto a tripulação das embarcações aguardava no litoral brasileiro. A Justiça paranaense chegou a decidir que os navios fossem abastecidos, mas um recurso da Petrobrás levou a questão ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Na quinta-feira (25), o presidente do STF decidiu que a Petrobrás deveria abastecer os navios.

Os navios foram contratados pela empresa brasileira Eleva e trouxeram cargas de fertilizante de ureia, sendo que na volta ao Irã levariam uma carga de milho - cerca de 100 mil toneladas ao todo.

A carga que agora segue em direção ao Irã tem valor estimado em R$ 100 milhões de reais.

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