O governo iraniano apresentou este sábado o seu novo sistema de vigilância capaz de rastrear drones, mísseis balísticos e de cruzeiro. Baseado nos radares de vigilância Gamma, importados pelo país alguns anos atrás, o novo radar Falagh foi desenvolvido por cientistas iranianos em meio à pressão das sanções, sendo uma alternativa por falta de peças e impossibilidade de reparar os sistemas de vigilância antigos.
Irã revelou hoje aquilo que diz ser o seu sistema de defesa antimísseis com um alcance de 400 quilômetros. Se chama Falagh e é alegadamente uma versão aperfeiçoada do sistema russo Gamma. O sistema pode 'detectar todos os tipos de mísseis balísticos e de cruzeiro'.
De acordo com militares iranianos, o alcance do radar é de 400 quilômetros.
Durante a cerimônia de apresentação do novo equipamento militar, o general de brigada Alireza Sabahi Fard, disse, citado pela agência de notícias iraniana Mehr News, que a Força Aérea iraniana "conseguiu renovar com êxito outro sistema que estava fora de serviço durante muito tempo". O equipamento é já hoje colocado em funcionamento.