Turquia constrói 2ª base no Qatar em meio às tensões no golfo Pérsico

A Turquia estabeleceu sua primeira base militar no Qatar em 2017, no âmbito de um acordo bilateral de segurança, assinado no final de 2015, com objetivo de combater "inimigos comuns" não especificados.
Sputnik

Agora a Turquia planeja abrir mais uma base no Qatar, que seria inaugurada ainda este ano pelo Emir Tamim bin Hamad e pelo presidente Recep Tayyip Erdogan, informou o jornal Hurriyet Daily News.

De acordo com a agência, a base está situada ao sul de Doha, não muito distante da base atual da Turquia, com cerca de 3 mil soldados. A construção da nova base já está concluída.

A Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos pressionaram o Qatar para suspender sua cooperação militar com a Turquia. Os dois países e seus aliados levantaram um embargo contra Doha ainda em meados de 2017. A Turquia respondeu à pressão enviando mais tropas para o país, em detrimento das relações entre Ancara e Riad.

Classificando a presença turca no Golfo de "contrapeso" ao Irã e à Arábia Saudita, Hurriyet destacou que Ancara visa as vastas reservas de gás natural do Qatar, e enfatizou a importância da base, especialmente "quando consideramos as guerras energéticas na região".

No início deste ano, antes da entrega dos sistemas de defesa aérea S-400, de fabricação russa, à Turquia, os oficiais turcos supostamente consideraram a implantação desses sistemas no Qatar para evitar o agravamento das tensões entre a Turquia e os EUA.

Além do Qatar, Turquia opera bases militares no Azerbaidjão, no norte de Chipre, no norte do Iraque, na Somália e no norte da Síria.

Comentar