Uma imagem rara de uma nuvem do fogo foi tirada por cientistas no leste do estado de Washington, nos EUA, a bordo do laboratório voador da NASA, segundo fotos do Observatório da Terra da NASA.
No dia 8 de agosto de 2019, uma equipe de cientistas da atmosfera observava essas nuvens quando o avião da NASA DC-8 passou diretamente através de uma grande nuvem cumulonimbus flammagenitus, vulgarmente conhecida como "nuvem de fogo", que subia do incêndio florestal no leste de Washington.
A rara nuvem de fogo parece ser de outro mundo na foto tirada a partir do laboratório voador da NASA.
"É extremamente emocionante ter a chance de melhorar o nosso entendimento de como essas nuvens transportam o material para a atmosfera, onde este pode sobreviver por muito tempo", diz Joshua Schwarz, cientista do Laboratório do Sistema de Pesquisas da Terra, da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) em Boulder, Colorado, e um dos líderes da pesquisa.
As "nuvens de fogo" formam-se quando os incêndios florestais e agrícolas libertam calor e umidade suficientes na atmosfera para produzir tempestades.
O voo foi parte da campanha conjunta da NOAA e da NASA chamada FIREX-AQ, que tem o objetivo de melhorar previsão do tempo e a qualidade do ar.