As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) publicaram um vídeo que supostamente mostra forças iranianas na Síria preparando o lançamento de um "drone assassino" contra território israelense.
Na noite de sábado (24), Tel Aviv anunciou que seus caças bombardearam diversos alvos iranianos em território sírio. Segundo relatos da inteligência israelense, unidades da Guarda Revolucionária iraniana e milícias xiitas planejavam lançar drones contra alvos israelenses.
O vídeo mostra supostos militantes carregando um equipamento, que a IDF afirma serem agentes da Guarda Revolucionária iraniana se preparando para lançar drones repletos de explosivos.
A inteligência da IDF pode publicar as imagens de vigilância dos agentes da Guarda Revolucionária iraniana na Síria carregando um avião não tripulado assassino que pretendiam utilizar para atacar Israel. Como frustrar um ataque de drones assassinos? Inteligência assassina.
As Forças Armadas sírias asseguraram que sua defesa aérea interceptou a maioria dos “objetos hostis” detectados voando na noite de sábado próximo da capital do país.
No domingo, um alto comandante da Guarda Revolucionária do Irã negou as afirmações israelenses de que alvos iranianos tenham sido atingidos.
"Isso é mentira. Israel e EUA não têm o direito de atacar os diversos centros do Irã, e nossos centros de aconselhamento não foram afetados", afirmou o comandante-geral da Guarda Revolucionária, Mohsen Rezaei.
Teerã insiste que seus militares estão na Síria como assessores e não como combatentes ativos.
Mais tarde, o líder do movimento libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, afirmou que um drone israelense se acidentou e outro explodiu nas proximidades de Beirute, resultando na morte de dois combatentes da organização.