EUA enviarão 150 tropas à Síria para patrulhas conjuntas com Turquia

O Departamento de Defesa dos EUA enviará cerca de 150 soldados ao nordeste da Síria para realizar patrulhas conjuntas com a Turquia.
Sputnik

A decisão faz parte de uma série de medidas militares e diplomáticas, tomadas pelos Estados Unidos nas últimas semanas para aliviar as tensões nas relações com a Turquia sobre o apoio contínuo de Washington às unidades curdas, que operam no norte da Síria. A informação foi divulgada pelo jornal The New York Times nesta quinta-feira (12).

De acordo com a publicação, as autoridades militares e diplomáticas dos EUA se recusaram a comentar o assunto.

Atualmente, os Estados Unidos têm menos de mil soldados na Síria, envolvidos no combate aos restos mortais do grupo terrorista do Daesh (proibido na Rússia e em uma série de países).

EUA enviarão 150 tropas à Síria para patrulhas conjuntas com Turquia
Em agosto, os Estados Unidos e a Turquia chegaram a um acordo para criar uma zona de segurança no norte da Síria. O governo sírio se opôs ao acordo EUA-Turquia, rotulando-o como uma violação da soberania e da integridade territorial da Síria, bem como uma violação do direito internacional.

Na terça-feira, o porta-voz da presidência turca Ibrahim Kalin disse que Ancara atuaria unilateralmente no norte da Síria, no caso dos EUA não implementarem o acordo alcançado.

Comentar