De acordo com Ismail Demir, os sistemas S-400 da Turquia serão instalados em dezembro de 2019 e entrarão em operação em abril de 2020.
"As entregas dos S-400 vão acabar em breve. Tecnicamente falando, os sistemas serão instalados em dezembro. Mas isso não significa que eles estarão prontos para serem usados, porque ainda temos que capacitar pessoal e resolver alguns aspectos técnicos. Quando tudo isso estiver concluído, os sistemas estarão totalmente prontos em abril", declarou Demir, citado pelo canal CNN Turk.
As entregas dos mais recentes sistemas russos de defesa antiaérea, que causaram uma crise nas relações da Turquia com os EUA, começaram em meados de julho.
Em meados de setembro, a segunda fase da entrega dos S-400 foi concluída. De acordo com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, os sistemas de produção russa estarão totalmente operacionais em abril de 2020.
Reação dos EUA
Washington exigiu que Ancara recusasse o acordo e em troca comprasse seus complexos de mísseis Patriot, chegando até mesmo a ameaçar atrasar ou cancelar a venda dos mais recentes caças F-35 à Turquia, bem como introduzir sanções de acordo com a CAATSA , lei sobre a neutralização dos opositores americanos através de sanções. Entretanto Ancara se recusou a fazer concessões.