Chefe do parlamento turco comenta possibilidade de compra de caças russos Su-57

Ancara pode comprar caças russos Su-57 em condições favoráveis, afirmou o presidente da Grande Assembleia Nacional da Turquia (parlamento turco), Mustafa Sentop, durante quarta reunião de chefes dos parlamentos dos países euroasiáticos em Nursultan.
Sputnik

De acordo com Sentop, toda nação possui necessidade na indústria de defesa, e Turquia está disposta a comprar equipamentos militares que sejam vendidos em condições favoráveis, inclusive da Rússia.

"Por que não? Claro, cada país possui uma necessidade na indústria de defesa, se necessário, a Turquia pode usá-lo [caça Su-57] para a indústria de defesa. Isso aconteceu com os S-400, nós compramos os [sistemas russos de defesa antiaérea] S-400", afirmou à Sputnik.

A respeito da criação de uma zona tampão na Síria, Sentop respondeu que "a Turquia está determinada a eliminar os terroristas no norte da Síria e o corredor terrorista na região".

Zona tampão: realidade ou teoria?

Sentop acrescentou que uma zona tampão será formada em breve, mas isso não significa que a Turquia conduzirá imediatamente as operações lá.

"Primeiro, o nosso Exército está realizando patrulhas com os norte-americanos. Se isso não levar a nenhum resultado útil, a Turquia tomará suas próprias decisões, sem dúvidas, no leste do Eufrates", acentuou.

Anteriormente, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, se mostrou interessado pelos avançados aviões de combate russos Su-57 no salão aeroespacial internacional MAKS 2019 na Rússia.

O líder turco percorreu ao lado de Vladimir Putin pelos pavilhões da exposição que decorreu em Zhukovsky, nos arredores de Moscou, de 27 de agosto a 1º de setembro.

Comentar