Adeus ao dólar: Rússia e Irã reduzem drasticamente uso da moeda em transações bilaterais

O dirigente do Banco Central iraniano declarou que o país já utiliza moeda local em parte significativa de suas transações comerciais com a Rússia e Turquia.
Sputnik

A Rússia e o Irã firmaram um acordo para efetuar todas suas transações comerciais em moeda local, afirmou nesta quarta-feira (25) o diretor do Banco Central iraniano, Abdol Nasser Hemmati.

Hemmati notou ainda que o comércio entre o Irã e a Turquia já é realizado de 30% a 40% em moeda local. No restante das transações os países optam pelo euro.

"Não comerciamos com estes países [Rússia e Turquia] em dólares", confirmou Abdol Nasser Hemmati, citado pela agência de notícias iraniana IRNA.

Hoje em dia, diversos países optam por utilizar moeda local em suas transações comerciais para evitar a ingerência dos EUA. Esses processos, segundo o diretor, "retiram o dólar do ciclo de intercâmbio".

Adeus ao dólar: Rússia e Irã reduzem drasticamente uso da moeda em transações bilaterais

No contexto da saída dos EUA do acordo nuclear iraniano, o Departamento do Tesouro dos EUA introduziu sanções econômicas contra o Banco Nacional do Irã, o Fundo Nacional de Desenvolvimento iraniano e a empresa Etemad Tejarat Pars Co, em 20 de setembro corrente.

Analistas colocam em dúvida a eficácia das medidas adotadas, uma vez que os bancos iranianos já estão fora do sistema financeiro norte-americano.

Comentar