Turquia teria bombardeado base curda na Síria

Um avião da Turquia teria atacado as Forças Democráticas da Síria na província de Hasakah, na Síria, nesta segunda-feira (7).
Sputnik

O bombardeio foi reportada pelo canal de televisão estatal sírio Al-Ikhbariyah e também pelo correspondente do canal libanês Al-Mayadeen.  

O ataque destruiu duas pontes que eram controladas pelos curdos na fronteira da Síria com o Iraque, afirma a rádio síria Sham FM.

O relato surge após os Estados Unidos retirarem seu apoio aos curdos. A aliança havia sido feita para combater o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países). A Turquia considera os combatentes curdos uma extensão do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), organização classificada como terrorista por Ancara. 

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, já havia anunciado no sábado (5) que poderia iniciar uma operação militar na Síria, na região leste do rio Eufrates, para combater os curdos, criar uma zona de segurança e possibilitar o retorno de refugiados sírios.

De acordo com Erdogan, a medida seria necessária para combater "ameaças de terror".

Comentar