Ministro da Defesa da Turquia declara neutralização de 342 'terroristas' na Síria

O ministro da Defesa da Turquia, Hulusi Akar, disse que o número de "terroristas" neutralizados durante a operação no norte da Síria atingiu 342.
Sputnik

O presidente turco Tayyip Erdogan anunciou no dia 9 de outubro o início de uma operação militar no nordeste da Síria contra o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), proibido na Turquia, e o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e diversos outros países).

"A operação continua com sucesso, tal como planejámos. Até agora, foram neutralizados 342 terroristas", disse Hulusi Akar.

No dia 9 de outubro, aviões turcos atacaram as cidades de Ras al-Ain, Tel Abyad e várias outras cidades sírias na fronteira entre os dois países. Mais tarde, foi anunciado o início da parte terrestre da operação.

Objetivos de Ancara

Os principais objetivos da operação turca são a limpeza do território sírio que faz fronteira com a Turquia das forças de autodefesa curdas sírias, a criação de uma zona de segurança nessa área e a instalação dos refugiados sírios que estão na Turquia.

Ancara tinha declarado anteriormente que tinha 4 milhões de refugiados e que não podia mantê-los indefinidamente. Entretanto, o governo da Síria não reconhece a administração autônoma no nordeste da Síria, que controla o território a leste do Eufrates.

Comentar