Um dos maiores tufões das últimas décadas atinge Japão (FOTOS, VÍDEO)

Segundo informou o canal NHK, foi anunciada a evacuação para mais de 50.000 pessoas nas prefeituras de Mie, Tóquio, Shizuoka, Chiba e Gunma. Ademais, outros 4,2 milhões de pessoas foram recomendadas a evacuar a zona.
Sputnik

O anúncio de evacuação significa que existe uma ameaça à vida e à saúde das pessoas por causa da aproximação do tufão Hagibis, extremamente forte.

Mais de 770 mil pessoas na prefeitura de Chiba, perto de Tóquio, já ficaram sem energia elétrica, informou a agência Kyodo citando a companhia de eletricidade TEPCO. Uma tromba d'água atingiu a cidade de Ichihara nessa prefeitura, tendo destruído vários edifícios e arrancado telhados. Segundo informou o canal NHK, uma pessoa, que foi encontrada em uma caminhonete tombada, faleceu, outras cinco ficaram feridas.

​Prédios e carros destruídos são vistos após ventos fortes em Ichihara, Chiba, perto de Tóquio, neste sábado, 12 de outubro de 2019

As companhias aéreas cancelaram mais de 2.000 voos, na região da capital o movimento dos transportes públicos foi suspenso.

O tufão, que já é o 19º neste ano, avança para o arquipélago do Japão a partir do sudeste. A velocidade do vendo no centro do tufão é de cerca de 45 m/s, com rajadas de até 65 m/s. Esta velocidade é suficiente para tombar um caminhão ou derrubar árvores e linhas de eletricidade.

Neste momento já está chovendo em Tóquio e a chuva é acompanhada com forte ventania.

​O nível das águas nos rios em Tóquio está subindo

Na véspera do tufão, os bens alimentícios mais importantes desapareceram das lojas de Tóquio – água, pão, talharim e botijões de gás. Farmácias e muitas lojas fecharam suas portas com a chegada do tufão.

Meteorologistas o comparam com o tufão Kanagawa, que levou a vida de 1.269 pessoas. O tufão Hagibis vai atingir a costa do Pacífico do país, incluindo a região central.

Comentar