Congresso dos EUA apresenta resolução contra decisão de Trump de retirar-se da Síria

Os congressistas da Câmara e do Senado dos EUA adotaram uma legislação que se opõe à decisão do presidente Donald Trump de retirar as forças de Washington do norte da Síria.
Sputnik
"[O congressista norte-americano Elliot] Engel apresentou a seguinte resolução conjunta [...] opondo-se à decisão de encerrar determinados esforços dos Estados Unidos para impedir operações militares turcas contra as forças curdas sírias no nordeste da Síria", revelou o texto do projeto nesta terça-feira (15) através de um comunicado publicado pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos EUA.

A presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, e o líder das minorias no Senado, Chuck Schumer, disseram nesta terça-feira (15) que Trump deve apoiar as comunidades curdas dos Estados Unidos e exigir do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, o cessar imediato da ação militar unilateral na Síria.

A Turquia lançou uma ofensiva contra os curdos quase imediatamente após a decisão de Trump em 9 de outubro de retirar as forças dos EUA do norte da Síria.

A comunidade internacional criticou amplamente a incursão, que Erdogan rotulou como Operação Fonte de Paz para limpar a região de militantes curdos e combatentes do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia).

O governo Trump ameaçou impor sanções contra a Turquia por causa da ofensiva na Síria. O presidente dos EUA argumentou que, ao retirar tropas da Síria, ele mantém sua promessa de campanha para acabar com o envolvimento dos EUA em guerras sem fim.

Comentar