Após uma reunião com ministros da Defesa do bloco nesta quinta-feira, Stoltenberg pontuou que nenhum dos presentes solicitou a instalação de forças da OTAN naquela região, palco de uma ofensiva da Turquia contra militantes curdos-sírios.
Tal discussão ocorre em meio a um pedido da ministra da Defesa da Alemanha, Annegret Kramp-Karrenbauer, para debater com aliados a criação de uma zona de segurança internacional no norte da Síria.
A ministra da Defesa Kramp-Karrenbauer e sua colega Florence Parly, da França, discutem a situação no nordeste da Síria às margens da reunião de ministros da Defesa da OTAN em Bruxelas.
"Não houve um pedido específico por tropas da OTAN no norte da Síria. Houve um pedido por um forte engajamento político internacional [...] E a ministra da defesa alemã apresentou suas propostas", disse o secretário-geral em coletiva de imprensa.
De acordo com Soltenberg, a aliança militar ocidental favorece o envolvimento internacional no norte da Síria em apoio a uma solução política baseada nos esforços da ONU nesse sentido.