"A partir das 12h20 [06h20 no horário de Brasília] do dia 5 de novembro, teve início a segunda patrulha conjunta da Polícia Militar russa e da guarda fronteiriça turca em uma nova região da fronteira, localizada alguns quilômetros ao norte da localidade de Kobane", informou o ministério.
O comunicado nota que a patrulha será efetuada por uma nova rota pela primeira vez. O percurso tem início no ponto de controle alfandegário de Ailishar, seguindo para oeste e depois para leste ao longo da fronteira ente a Síria e a Turquia.
A Polícia Militar russa realizará a patrulha com veículos blindados Tigr, enquanto a guarda fronteiriça turca utilizará o modelo Kirpi. A patrulha conta com oito veículos militares e 50 efetivos de ambos os países.
O Ministério da Defesa da Turquia, por sua vez, declarou que os "militares russos e turcos, contando com apoio de drones, iniciaram a patrulha da região de Ain Al-Arab, a leste do Eufrates".
Memorando de Sochi
No dia 22 de outubro do corrente, a Rússia e a Turquia assinaram um memorando de entendimento no qual estão previstos patrulhamentos conjuntos da fronteira russo-turca na região nordeste da Síria.
Os patrulhamentos devem ser realizados pela Polícia Militar russa e pela guarda fronteiriça turca e ocorrer nas zonas adjacentes à da operação turca Fonte de Paz.
As patrulhas devem garantir a retirada das milícias curdas de uma região de até 30 quilômetros de distância da Turquia.
O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, declarou anteriormente que a retirada das milícias curdas do território fronteiriço ocorreu antes do fim do prazo acordado. O início dos patrulhamentos se seguiu à retirada completa dos grupos armados curdos.