Rússia e Turquia iniciam patrulhas conjuntas na Síria em novas áreas (VÍDEO)

Forças turcas e russas estão patrulhando uma área com mais de 100 km no norte da Síria.
Sputnik

A terceira patrulha russo-turca iniciou o seu trabalho no nordeste da cidade síria de Qamishli, informou o Ministério da Defesa da Rússia.

Como foi especificado pelo ministério, pela primeira vez o patrulhamento conjunto decorrerá ao longo de uma nova rota, em uma extensão de mais de 100 quilômetros. Os militares começarão a partir do posto alfandegário de Deiru Naga e seguirão para leste, ao longo da fronteira sírio-turca, passando por várias cidades.

Acordos entre Rússia e Turquia

A situação no norte da República Árabe deteriorou-se no início de outubro, quando a Turquia anunciou o lançamento da Operação Fonte de Paz contra as forças curdas. No dia 17 de outubro, Ancara suspendeu os combates a fim de permitir que os curdos retirassem suas formações da zona tampão de 30 quilômetros da fronteira.

Em 22 de outubro, Vladimir Putin e Recep Erdogan realizaram conversações de seis horas, resultando em um memorando de entendimento de dez pontos.

O documento prevê a introdução de unidades da Polícia Militar russa e de guardas de fronteira sírios no lado sírio da fronteira com a Turquia, fora da zona de operação Fonte de Paz. Estas unidades destinam-se a facilitar a retirada das forças curdas e das suas armas a 30 quilômetros da fronteira sírio-turca e a efetuar patrulhas conjuntas.

Mais tarde, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, anunciou a retirada antecipada dos curdos da zona de segurança. Nas rotas controladas pela Rússia e Turquia passaram a ser efetuados voos de reconhecimento e a desminagem do terreno.

Comentar