EUA advertem sobre sanções à Turquia se esta 'não se livrar dos S-400'

No início deste mês, a Rússia concluiu as entregas de todos os componentes do sistema S-400 à Turquia, o que ocorreu antes da data prevista.
Sputnik

O ministro da Defesa turco, Hulusi Akar, disse que os sistemas estariam prontos para entrar em serviço dentro de poucos meses. Agora, o Congresso dos EUA se diz disposto a punir a Turquia economicamente se Ancara não desistir destes sistemas, de acordo com o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Robert O’Brien.

"Se a Turquia não se livrar dos S-400, nesse caso serão provavelmente aprovadas sanções no Congresso, de acordo com a lei CAATSA, com o apoio esmagador dos dois partidos, e a Turquia sentirá as consequências dessas sanções. Dissemos claramente ao presidente Erdogan que na OTAN não há lugar para os S-400 ou outras aquisições significativas de armas russa. O presidente Trump irá dizer isto a ele [Erdogan] muito claramente quando ele vier a Washington" disse O’Brien em entrevista ao canal CBS.

Anteriormente o Senado estadunidense criticou o Departamento de Estado por fracassar na introdução de sanções contra a Turquia após a compra dos sistemas russos S-400 por Ancara.

A compra dos sistemas de defesa antiaérea criou muitas tensões entre Ancara e Washington. Os EUA exigiram que a Turquia desistisse do contrato com Moscou e comprasse o sistema norte-americano Patriot.

Comentar