De acordo com relatos reproduzidos pela agência Reuters, Mamun Rashid, de 26 anos, deverá aparecer diante de uma corte nesta segunda-feira, 18, para prestar esclarecimentos sobre sua suposta participação em planos de atentados terroristas. O acusado, detido pouco depois de chegar à capital inglesa em um voo com origem na Turquia, é suspeito de ligação com os conflitos na Síria.
"Mamun Rashid, 26, do leste de Londres, foi acusado neste domingo, 17, por preparação de atos terroristas sob a seção 5 do Ato de Terrorismo de 2006. A acusação segue à sua prisão na quinta-feira, 14, no Aeroporto de Heathrow, após chegar em um voo de entrada no Reino Unido a partir da Turquia. Ele comparecerá ao Tribunal de Magistrados de Westminster na segunda-feira, 18 de novembro", explicou a Polícia Metropolitana por meio de nota.
No início deste mês, autoridades turcas ameaçaram devolver aos seus países de origem os estrangeiros presos por Ancara sob acusações de terrorismo, sobretudo supostos integrantes do grupo extremista Daesh.