Notícias do Brasil

Mais de 20 barragens estão em estado de alerta em Minas Gerais

Em onze meses, 23 barragens em Minas Gerais passaram ser consideradas em situação de risco, informou a Defesa Civil.
Sputnik

Depois da tragédia de Brumadinho, que deixou 270 vítimas, o registro passou a ser realizado no estado, informou o site da Globo.

As mineradoras são as responsáveis pela declaração de estabilidade devem informar as autoridades em caso de alterações nas barragens. Depois de Brumadinho, a medição da segurança passou a seguir normas internacionais, mais rígidas. Agora, as mineradoras são obrigadas a contratar consultoria externa para o trabalho em caso de segunda verificação das barragens.

A Vale possui 19 estruturas em estado de alerta. Treze estão em nível 1, ou seja, a retirada de moradores das áreas de risco e toque de sirenes não é necessário.

Outras duas barragens da Vale, a Grupo e a Forquilha II, estão em nível 2. Os planos de evacuação são colocados em prática nesse caso e 125 pessoas, moradoras de Ouro Preto e Nova Lima, chegaram a ser retiradas de suas casas.

Em fevereiro, a barragem de rejeitos da ArcelorMittal, em Itatiaiuçu, entrou no nível 2 e ninguém voltou para casa ainda.

Quatro barragens estão em nível 3, risco iminente de rompimento. As quatro são controladas pela Vale.

Trata-se da B3/B4, no distrito de Macacos, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, bem como das Forquilhas I e III, em Ouro Preto, e a Sul Superior, em Barão de Cocais, na Região de Central de Minas Gerais.

Os residentes nas proximidades dessas estruturas foram evacuados, sem previsão de retorno para suas casas.

Comentar