Irã testou com sucesso o segundo protótipo do Sejjil – o primeira aeronave não tripulada de propulsão a jato de grande raio de ação, conforme anunciou esta quinta-feira (28) o contra-almirante e comandante-chefe da Marinha iraniana, Hossein Khanzadi.
A aeronave bimotor alcança a velocidade de 1.000 km/h e pode atacar alvos a uma distância de 100 quilômetros, destacou Khanzadi. A aeronave não tripulada tem forma de baleia e foi desenvolvida para ser lançada a partir do convés dos navios de guerra. É equipada com um paraquedas para aterrar na água no fim da missão, informa a agência de notícias iraniana Tasnim.
Comandante da Marinha iraniana, contra-almirante Hossein Khanzadi disse que o primeiro drone de combate da força, com motores a jato, foi desenvolvido por especialistas militares do país e deverá ser construído em breve.
Outro drone iraniano, o Simorgh, a ser implantado em breve, tem capacidade para permanecer no ar durante 24 horas e pode ser equipado com armas, sistemas de guerra eletrônica e ferramentas de reconhecimento.
O desenvolvimento do novo drone Sejjil é parte dos esforços de Teerã para reforçar as suas forças navais em meio à crescente tensão nas vias navegáveis perto da costa iraniana.
Um grande agrupamento naval, composto na sua maioria por navios dos EUA, está patrulhando o estreito de Ormuz, uma das vias petroleiras mais importantes dos mundo.