Compra de S-400 vai reforçar capacidades de defesa da OTAN, diz Turquia

Alto responsável turco disse que a compra dos sistemas antiaéreos russos é feita sobretudo com a Turquia em mente.
Sputnik

A aquisição pela Turquia de sistemas de defesa antiaérea russos S-400 não reduzirá, mas reforçará a capacidade de defesa da OTAN, afirmou Ismail Safi, membro do Conselho de Segurança e Política Externa da administração presidencial turca.

"A Turquia deve receber da Rússia os sistemas de defesa antiaérea S-400, isso não reduz, mas pelo contrário, reforça ainda mais as capacidades de defesa da OTAN. Mas não estamos fazendo isso pela OTAN, estamos sim fortalecendo nosso próprio sistema de defesa antiaérea", disse ele.

Anteriormente, um alto representante da administração dos EUA declarou que os líderes da OTAN vão repetir, na cúpula de 3 e 4 de dezembro em Londres, ao presidente turco Recep Tayyip Erdogan que o uso dos S-400 é incompatível com o estatuto de membro da aliança.

Erdogan disse que a busca por uma solução para os desentendimentos com os EUA sobre esta matéria continuará até abril de 2020, quando os mísseis estarão totalmente operacionais.

Compra de S-400 vai reforçar capacidades de defesa da OTAN, diz Turquia

Washington exigiu a rejeição do acordo e, em troca, a obtenção dos sistemas americanos Patriot, ameaçando atrasar ou cancelar a venda à Turquia dos mais novos caças F-35 e também introduzir sanções segundo o Ato de Neutralização de Oponentes da América por Sanções (CAATSA na sigla em inglês). Ancara recusou-se a fazer concessões.

Comentar