Uma Bíblia manuscrita, que se estima ter mais de mil anos de idade, foi apreendida no noroeste da Turquia no âmbito de uma operação de combate ao contrabando realizada ontem (13) pela polícia na província de Bursa, escreve o Daily Sabah.
A Bíblia em papiro está aparentemente escrita em aramaico, uma antiga língua semita da qual fazem parte o hebraico e o fenício.
Quatro suspeitos, incluindo dois potenciais compradores, foram detidos durante a operação, aponta o jornal. A Turquia leva a cabo todos os anos diversas operações de combate ao contrabando para deter a venda ilegal de artefatos históricos.
Anteriormente forças de segurança turcas haviam apreendido dois outros antigos manuscritos da Bíblia durante buscas na mesma província. Ambas as relíquias, de acordo com informações da agência de notícias turca Demiroren, têm cerca de 2.000 mil anos de idade, sendo avaliadas em aproximadamente US$ 1,75 milhões (R$ 7,17 milhões).
A Turquia reconhece que as escavações ilícitas executadas tanto por estrangeiros como por população local têm sido um dos maiores problemas do país por mais de um século.