Crise de refugiados na Caxemira pode causar guerra nuclear entre Índia e Paquistão, diz Khan

As recentes políticas da Índia na disputada Caxemira correm o risco de criar uma grave crise de refugiados que pode criar um efeito dominó, levando a uma guerra total com o vizinho Paquistão, alertou o primeiro-ministro paquistanês Imran Khan.
Sputnik

Khan fez suas declarações ao abrir o Fórum Global para Refugiados, patrocinado pela ONU, em Genebra, na Suíça, nesta terça-feira.

Ele alertou que, se a Índia tentar mudar a demografia de sua região de maioria muçulmana na Caxemira, desencadeará "outra crise de refugiados que superaria outras crises". A partir daí, o caos e as tensões resultantes poderão se transformar em um conflito aberto entre a Índia e Paquistão, avisou ele.

"Estamos preocupados que não só possa haver uma crise de refugiados, mas também que isso possa levar a um conflito entre dois países armados nucleares", explicou.

O primeiro-ministro do Paquistão instou a comunidade mundial a intervir na questão da Caxemira. Em agosto, a Índia revogou a autonomia especial de décadas da região e a reorganizou, argumentando que a medida ajudaria a combater o terrorismo e também impulsionaria a economia da região.

Nova Déli também impôs um toque de recolher em algumas partes da Caxemira, dizendo que as restrições temporárias eram necessárias para manter a lei e a ordem e impedir a violência no local.

Comentar