Polícia de Hong Kong prende cerca de 400 pessoas em protesto

A polícia de Hong Kong deteve pelo menos 400 pessoas durante o protesto contra o governo de 1º de janeiro. A informação foi divulgada pelo superintendente sênior da região das ilhas de Hong Kong, Jim Ng Lok-Chun.
Sputnik

"A polícia fez cerca de 400 prisões, as acusações incluem manifestação ilegal e posse de armas ofensivas", disse o superintendente sênior durante uma coletiva de imprensa.

No início do dia, dezenas de milhares de pessoas tomaram as ruas em uma marcha, organizada pela Frente dos Direitos Humanos Civis e aprovada pelas autoridades. Os manifestantes exigiram uma investigação independente das ações da polícia durante protestos anteriores, uma anistia para os manifestantes detidos e sufrágio universal.

Polícia de Hong Kong prende cerca de 400 pessoas em protesto
No entanto, a manifestação teve focos de violência depois que alguns manifestantes atacaram sedes do banco HSBC, ao que a polícia reagiu com o uso de gás lacrimogêneo contra os manifestantes. Depois disso, os policiais pediram aos organizadores que o evento fosse interrompido.

Os protestos eclodiram em Hong Kong no início de junho, devido a uma proposta que abriria caminho para a extradição de condenados no território autônomo à China territorial, mas gradualmente as pautas se expandiram para outras manifestações contra o governo

Comentar